20 de setembro de 2007

CBJ estuda subir Flávio Canto de categoria

"Titular hoje seria Camilo, mas Pequim é daqui a 1 ano"
A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) trabalha com a possibilidade de preparar Flávio Canto para disputar a vaga olímpica nos 90 kg, abrindo caminho para o campeão mundial Tiago Camilo, eleito o melhor judoca do mundo, representar o país nos 81 kg nos Jogos Olímpicos de Pequim.

"A gente não pode perder a credibilidade sobre o processo, mas todas as situações serão analisadas, inclusive essa. No Pan não subimos o Tiago? Então vejo que pode ser uma possibilidade [usar Canto nos 90 kg]. Mas tem que ser estudada com calma", falou Ney Wilson, diretor técnico da CBJ.

É a primeira vez que a entidade acena com a hipótese, e o dirigente atribui o fato novo "ao fantástico Mundial do Tiago".

"Se tivesse que dizer hoje, por toda a temporada do Tiago, sem dúvida nenhuma ele seria o titular. Mas a Olimpíada é daqui a um ano", aponta o dirigente, evidenciando que o paulista está à frente do carioca na disputa no meio-médio (81 kg).

Titular da seleção, Camilo já está na final da seletiva -em 2008, dois judocas de cada categoria competem na Europa, e quem tiver o melhor desempenho vai a Pequim. Canto ainda tem que passar por pré-seletiva, em 13 de outubro, como todos os reservas da equipe.

Wilson alega não ter recebido ainda um laudo médico liberando Canto para lutar essa etapa. O judoca se recupera de luxação no braço sofrida no Pan. Se o medalhista de bronze em Atenas-2004 não reunir condições até a data, o embate (com o vencedor de uma "pré-pré-seletiva", marcada para 6 de outubro) pode ser adiado.

Indagado se Canto -que já lutou, sem sucesso, nos 90 kg no Mundial por equipes do ano passado- se adaptaria à categoria, Wilson foi enfático. "Não vejo dificuldade. Qualquer grande atleta tem condições de se adaptar, ainda mais com um ano de antecedência", declarou ele, antes de citar exemplos de judocas de destaque internacional que fizeram escaladas por mais de uma categoria.

A possibilidade de Canto tentar a vaga olímpica nos 90 kg foi cogitada pela primeira vez em público por Camilo, em entrevista à Folha no domingo. Na ocasião, credenciado pelo título mundial, ele alegou que não aceitaria ficar novamente alijado dos Jogos Olímpicos.

Na seletiva para Atenas, perdeu a vaga para Canto graças a punição a dois segundos do fim da última luta da seletiva entre eles, em Teresópolis (RJ).

"Encarei isso no Pan. Se eu fui para os 90 kg na ocasião, ele pode fazer o mesmo agora. Fiz a minha parte no Mundial, e está provado que estou num bom momento agora. O que decidirem está bom", disse Camilo, prata em Sydney-2000, ontem à Folha ao ser indagado sobre o assunto. Canto não foi localizado para comentar o assunto.
Judo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário