Fora disputado neste domingo, 25, nas dependências da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, o campeonato gaúcho de judô.
A competição inciou às 08:00 hs, com as categorias, juvenil, júnior e sênior. Na categoria sênior, foram destaques os atletas da equipe Oi/Sogipa Mayra Aguiar, Chicão Camilo e Moacir Mendes Júnior. A judoca sogipana, mesmo competindo em um peso acima do seu, venceu todas as suas lutas por ippon, inclusive, na categoria absoluto. Mayra sagrou-se campeã estadual na categoria Sênior -78 kg e absoluto. Moacir ficou com o ouro no sênior, leve, vencendo na final Henrique Silva, Unisc, de Santa Cruz do Sul, e Chicão Camilo, no meio-médio, -81 kg, venceu todas as suas lutas e também subiu no lugar mais alto do pódio.
No máster, os destaques foram Carlos Eurico Pereira, Unisc, que lutou no peso até 90 kg, habitualmente compete no meio-médio (-81 kg). Em sua primeira luta lesionou o cotovelo direito. Sentindo muita dor, Carlos Eurico seguiu enfileirando vitórias em seus combates. Na disputa pelo ouro, teve uma luta acirrada com Sandro Lisboa, Gaba de São Leopoldo, chegando ao primeiro lugar, no golden score. Sandro ficou com a prata e Luciano Braggio, Paulo Academia, o bronze. No meio-médio, Júlio Porteiro, Grêmio Náutico Gaúcho, ficou em primeiro.
Na final do master leve, Willy Adolfo Schneider, Grêmio Náutico Gaúcho, venceu com um estrangulamento Márcio Moraes fazendo o atleta do Gondoleiros ficar desacordado por alguns segundos.
Na supermaster, Marcelo Pernoncini, Grêmio Náutico Gaúcho, mostrou um judô de alto nível e venceu quase todas as suas lutas. O atual campeão brasileiro master, leve (-73 kg), Marcelo Martins também papou o ouro no supermaster Estadual, ficando em segundo o judoca da Ulbra Eduardo Merino e com o bronze Marco Antônio Pretto, do Gloc de Venâncio Aires. Na categoria até 100 kg, o faixa roxa Daniel Brasil, Kiai, levou o título. Darci Campani, foi o grande vencedor do Veteranos até 90 kg.
Já passado do meio-dia, as categoria pré-mirim, mirim e infantil iniciaram. Com um número grande de atletas, muitos vindo das cidades do interior gaúcho, foram realizados belos embates.
Programadas para iniciarem às 10:30, as categorias infanto-juvenil e pré-juvenil começaram, exatamente, às 15:00 hs. Victória Ramos, Grêmio Náutico Gaúcho, vice-campeã sul-americana, infanto, -42kg, ficou em segundo lugar, perdendo para a atleta de Tramandaí, da Judomar. No pré-juvenil, Kristiely Araújo, Grêmio Náutico União, campeã sul-americana leve, venceu na final Bruna Boeira, Grêmio Náutico Gaúcho. Victória Araújo, Kiai, levou a melhor na categoria até 53. Gabriela Paim, Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, ficou com o ouro até 58 kg.
Às 16:00 hs, fora dado início ao Estadual B, para graduados até a faixa azul, menores de 14 anos, e até a faixa laranja para maiores.
O Estadual contou com participação de mais de 900 atletas da Capital, Região Metropolitana e interior.
Dia 2 de dezembro, será realizado o Bonenkai da 2ª DRJ, em Dom Feliciano.
O Bonenkai da FGJ, será dia 17 de dezembro, ainda a ser definido o local.
Agradecemos a citação!
ResponderExcluirTodavia, da proxima vez gostaria fosse divulgado o nome do autor da materia! por uma questão ética!
E como tive meu nome citado de forma desabonatória gostaria de direito de resposta! pois, não fora intencional a técnica, na verdade fora aplicar um o-soto-makikomi de gola que acabou escapando e o atleta cacá, ficou com sua mão esquerda presa no meu waki!
Não foi Waki-gatame pois não segurei seu braço com minhas mãos o que ocorreu foi um acidente com culpa recíporca pois, ele ficou com a pegada presa!
Não discuto a arbitragem! agiu certo! Tanto que se ele não lutasse mais eu nem jogaria o absoluto! Mas como ele se recuperou! Ou nem mesmo se lesionou sendo o justo campeão, o quem mais que ninguem comemorei, pois ele é um grande amigo, um pai de familia!
Joguei o Absoluto sendo 3.º lugar vencendo o o judoca da Ulbra que acabou ele sim se lesionando na queda!
Marçal Souza Neto - SAN-DAN
Cref 002318-P/RS - OAB/RS 43.442
responsável técnico Soc. Gondoleiros
Aguardo a Publicação do meu Direito de Resposta