14 de janeiro de 2008

Bicampeão bem-comportado

Auto-retrato: João Derly de Oliveira Nunes

Fonte Zero Hora
Único brasileiro a ostentar o título de bicampeão mundial de judô, o porto-alegrense João Derly não é apenas um atleta exemplar, amplamente admirado e festejado. Aos 26 anos, recém-casado, já confirmado para as Olimpíadas de Pequim, em agosto, o atleta da Sogipa é do tipo gente boa e bem-comportado. Quando lhe perguntam um livro, cita a Bíblia. Quando lhe pedem uma palavra da língua portuguesa, ele diz "amor". E em que situação vale a pena mentir? "Nunca", responde. Confira Derly por ele mesmo.
Qual a sua mais remota lembrança de infância? Pegar bergamota no pátio do meu pai. Qual seu maior ídolo na adolescência?
Aurélio Miguel (judoca de grande projeção nos anos 1980, campeão pan-americano, mundial e olímpico na categoria meio-pesado).
Onde você passou as suas férias inesquecíveis? Em Macéio. Minha lua-de-mel, em dezembro. Qual sua idéia de um domingo perfeito? Chimarrão, churrasco e praça com amigos e família. Ah, em Porto Alegre. O que você faz para espantar a tristeza? Oração. Que som acalma você? Música gospel. O que dispara seu lado consumista? Filmes em DVD. Qual a palavra mais bonita da língua portuguesa? Amor. Que livro você mais cita? A Bíblia. Que filme você sempre quer rever?
Coração Valente (dirigido e estrelado por Mel Gibson em 1995, esse épico mostra a luta dos escoceses contra os ingleses no século 13).
Que música não sai da sua cabeça?
Esperando na Janela (música de Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundo do Acordeon que foi sucesso na voz de Gilberto Gil).
Um gosto inusitado. Dar presentes. Um hábito de que você não abre mão. Ir à igreja. Um hábito de que você quer se livrar. Tomar refrigerante. Um elogio inesquecível. "Temos orgulho de você." Em que situação vale a pena mentir? Nunca. Em que situação você perde a elegância? Diante da mentira e da arrogância. Em que outra profissão consegue se imaginar? Alguma na área de saúde ou educação. O que você estará fazendo daqui a 10 anos?
Cuidando do Instituto Podium (instituição fundada e presidida pelo atleta, que prevê a inclusão social de crianças carentes por meio da prática desportiva, sobretudo pelo judô).
Eu sou...
Uma pessoa simples, que luta para alcançar seus objetivos, sempre respeitando os valores morais que aprendi em minha casa.
QUEM É ELE
João Derly de Oliveira Nunes Júnior nasceu em Porto Alegre em 2 de junho de 1981.
É judoca na categoria meio-leve (até 66 quilos).
Treina na Sogipa.
Foi o primeiro brasileiro a levar uma medalha de ouro em um campeonato mundial adulto (em 2005, no Cairo, Egito).
Conquistou o bicampeonato mundial no ano passado, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário