12 de janeiro de 2008

Francês é promovido ao 10º Dan

O francês Henri Courtine é o quinto não japonês a ser promovido ao 10º Dan. Antes dele, Charles Palmer (inglês), Anton Geesink (holandês) e mais dois coreanos foram promovidos a Judan.
Courtine foi promovido pela Federação Francesa de Judô em 10 de dezembro, o primeiro a ser promovido pela mesma, ao mais alto grau em vida. Junta-se a Mikonosuke Kawaishi promovido postumamente pela Federação Francesa. Kawaishi é considerado fundador do Judô na França.
Nasceu em 10 de maio de 1930, tem 77 anos. É um dos mais famosos judokas da europa, onde seu talento chamou a atenção desde os primeiros campeonatos europeus e mundiais. Ganhou os campeonatos europeus de 1958, 59 e 62. Foi dos poucos a conseguir derrotar o lendário Anton Geesink (primeiro a derrotar os japoneses). Isso em uma época onde ainda não haviam as divisões de peso.
Quando os katas do Judô ainda eram pouco conhecidos no ocidente, ele já ensinava, demonstrava e escrevia livros sobre o tema. Foi um dos primeiros a apresentar o Kodokan Goshin-Jutsu no ocidente.
Foi também uma diretor de esportes da União Européia de Judô e da Federação Internacional de Judô.
Colaborador: Fred Silva
Divulg. JUDOBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário