A Super Copa do Mundo de judô de Hamburgo, na Alemanha, pode definir os primeiros brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Pequim. Tiago Camilo e Danielli Yuri competem pela primeira vez na temporada européia e precisam apenas vencer um combate para garantir desempenho melhor do que os rivais de sua categoria.
No processo seletivo para formação da seleção verde-amarela que vai para Pequim, os judocas foram divididos em dois grupos. O primeiro já disputou as duas competições na Europa previstas no calendário. O segundo grupo começa a turnê européia nesta sexta-feira, também com dois torneios previstos. Os judocas com melhor desempenho na Europa, ganham a vaga.
Camilo, campeão mundial dos meio-médios (81 kg) e eleito o melhor judoca do Mundial do Rio, no ano passado, disputa uma vaga com Flávio Canto. O carioca, porém, foi muito mal nas competições européias e não venceu nenhuma luta. Com isso, o paulista teve o caminho para os Jogos facilitado. Como campeão Mundial, ele já levaria vantagem caso os resultados fossem parecidos.
A situação da meio-médio (63 kg) Danielli Yuri é a mesma. Sua rival, a veterana Vânia Ishii, não venceu nenhuma luta na Super Copa do Mundo de Paris e na Copa do Mundo de Budapeste. Yuri, prata nos Jogos Pan-Americanos, também precisa de apenas uma vitória para garantir a vaga.
A peso pesado (+ 78 kg) Priscila Marques também só precisa vencer um combate para ter desempenho melhor do que sua rival, Aline Puglia. A judoca, porém, ainda depende de bom desempenho no campeonato Pan-Americano, em maio nos EUA, para classificar a categoria pesado para os Jogos Olímpicos.
A competição na Alemanha será realizada em três dias devido ao grande número de atletas inscritos. Nesta sexta-feira competem Daniela Polzin (ligeiro - 48 kg), Érika Miranda (meio-leve - 52 kg), Alexandre Lee (ligeiro - 60 kg) e João Derly (meio-leve - 66 kg).
No sábado, competem Danielle Zangrando (leve - 57 kg), Danielli Yuri (meio-médio - 63 kg), Mayra Aguiar (médio - 70 kg), Leandro Guilheiro (leve - 73 kg), Tiago Camilo (meio-médio - 81 kg) e Eduardo Santos (médio - 90 kg). No domingo, a competição termina com Leonardo Leite (meio-pesado - 100 kg), Walter Santos (pesado +100kg), Edinanci Silva (meio-pesado - 78 kg) e Priscila Marques (pesado + 78 kg).
Técnica do time feminino, a ex-judoca Rosicléia Campos espera que os resultados abaixo do esperado do primeiro grupo, que conquistou apenas uma medalha (bronze de Sarah Menezes), sirva como motivação para o segundo. “Isso é muito bom. A expectativa é de uma competição muito forte. Em Budapeste, tivemos um número de atletas inscritas que superou o da Super Copa do Mundo de Paris, que é o mais tradicional torneio das etapas das copas do mundo. Acredito que o mesmo acontecerá aqui em Hamburgo, já que a disputa pela vaga nas olimpíadas está muito acirrada entre os atletas europeus”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário