1 de março de 2008

Judô brasileiro encerra sábado sem medalhas na Europa

Competições em Varsóvia e Praga valem como seletiva à Olimpíada

Com quatro atletas na etapa da Copa do Mundo de Varsóvia (feminina) e três na de Praga (masculina), a seleção brasileira de judô passou o sábado sem ganhar medalhas nas competições, que valem como seletiva para a equipe brasileira à Pequim-2008. O máximo que os representantes nacionais conseguiram foi ficar em nono lugar em três oportunidades.

Um dos que alcançou a posição foi o ligeiro Alexandre Lee, que na estréia derrotou o mongol Bolbbaatar Chumeb-Yonbon por ippon. Em seguida, ele bateu o austríaco Reinhold Puehringer (yuko), mas na seqüência caiu diante do inglês James Millar por koka. Já na repescagem não conseguiu se recuperar contra o belga Damien Bomboir e foi eliminado da disputa pelo bronze.

Reserva do bicampeão mundial João Derly entre os meio-leves, Leandro Cunha pisou no tatame já sabendo que não teria chances de disputar a Olimpíada (a CBJ garantiu Derly porque ele foi campeão do Pan e do Mundial). Mesmo assim, o atleta se esforçou e venceu suas duas primeiras lutas, respectivamente contra o tcheco David Dubsky (yuko) e o belga Jean Yves Bottieau (ippon). Porém, na final de sua chave, ele não conseguiu evitar a vitória do russo Vitaly Verkhoturov por yuko. Na repescagem, tomou um ippon do francês Benjamin Darbelet e teve que se contentar com a nona colocação.

Entre as mulheres, o melhor resultado foi da meio-leve Andressa Fernandes, que também não tem chances de ir a Pequim (a titular Érika Miranda já tem vaga garantida porque terminou o Mundial entre as cinco melhores). Apesar de ter sido derrotada na estréia pela russa Natalia Kuzyutina por ippon, ela venceu seu primeiro duelo na repescagem, contra Darya Skrypnik, da Bielo-Rússia, com um rápido ippon. Em seguida, porém, perdeu para a cubana Yagnelis Mestre Ramos ao tomar um golpe perfeito e ficou fora da luta pelo pódio, em nono lugar.

Oponente da experiente Vânia Ishii, a meio-médio Danielli Yuri fez campanha fraca, com uma vitória na estréia (Alice Schlesinger, de Israel, por ippon) e duas derrotas na seqüência (Claudia Malzahn, Alemanha, por ippon e Andréia Cavalleri, de Portugal, por ippon). Danielle Zangrando, por sua vez, só conseguiu disputar uma luta neste sábado. O mesmo aconteceu com a ligeiro Daniela Polzin, que sofreu um ippon da francesa Laetitia. As duas não puderam disputar a repescagem porque as sua algozes foram derrotadas posteriormente, eliminado suas chances de seguirem na competição.

Prata nos Jogos Pan-Americanos, o leve Leandro Guilheiro perdeu por ippon para o esloveno Saso Jereb, terminando assim sua participação nos torneios europeus. Neste domingo, outros sete brasileiros lutam em Varsóvia e em Praga: Mayra Aguiar, Edinanci Silva, Priscila Marques, Tiago Camilo, Eduardo Santos, Leonardo Leite e Walter Santos.

GAZETA PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário