11 de março de 2008

João Derly quer o colo da mãe em Pequim

Judoca bicampeão do mundo pretende levar sua família para a China nas Olimpíadas

Alexandre Alliatti Do GLOBOESPORTE.COM, em Porto Alegre

Um bicampeão mundial conta com o apoio da família para chegar ainda mais longe. João Derly, um dos favoritos ao ouro olímpico em Pequim na categoria até 66kg, agiliza os trâmites burocráticos para contar com a força caseira no outro lado do mundo.

- Minha mãe, a dona Vera, já conseguiu o passaporte. E meu pai também. Para mim, vai ser importante a presença deles. Se minha esposa estiver sozinha lá, vou ficar preocupado. Prefiro levar também a mãe, o pai, a sogra, quem precisar... - brinca o judoca da Sogipa.

Derly chegará a Pequim sob o olhar atento dos concorrentes. Ele carrega o fardo do favoritismo, mas prefere levar a questão pelo lado positivo.

- Isso me dá uma motivação muito grande. A experiência pode contar bastante. Chegar lá com essa bagagem pode fazer a diferença. Claro, por outro lado, todos os atletas passam a me estudar mais. Preciso abrir meu leque de opções. Em uma competição, posso utilizar uma estratégia de luta mais forte e depois mudar na seguinte - comenta.

O atleta viaja na semana que vem para o Japão. É aí que ele mergulhará de vez na preparação para as Olimpíadas.

- Estou entrando agora nesse ponto de só pensar nos Jogos. Conforme a competição se aproxima, aumenta o foco. Agora vamos trabalhar com a equipe, e aí fica tudo mais fácil - diz Derly, campeão mundial no Egito, em 2005, e bi no Rio, em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário